Módulo 4 - Recursos Educativos Abertos Acessíveis
Semanas 8 e 9 – de 19 maio a 1 junhoO quarto módulo tem como finalidade abordar os recursos educativos abertos, a acessibilidade dos documentos e as licenças dos produtos. Texto introdutório - ler
“A educação é uma relação de intercâmbio em que a atitude aberta é imprescindível. Quanto mais abertos formos, melhor será a educação” (Wiley)
“Recursos Educativos Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa apresentados em formato digital, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros.
O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização potencial dos recursos publicados digitalmente.
Recursos Educativos Abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, ou qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa suportar o acesso ao conhecimento.”
Adaptado de: Unesco/Commonwealth of Learning com colaboração da Comunidade REA - Brasil (2011)
Atividade
Utilizei o book builder criando um recurso educativo que surge no seguimento do desenvolvimento de um projeto eTwinnig que a minha turma do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Apoio à Infância está a desenvolver com parceiros do pré-escolar.
O link; http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92226&page=1
Reflexão
Com este módulo e depois de ter explorado alguns
recursos educativos, assim como os comentários dos participantes fico
entusiasmada e com curiosidade para aprender mais. É claro que para se
poder criar ou utilizar estes recursos são necessárias muitas horas despendidas
para a sua elaboração e explanação no entanto é deveras importante para
melhorar a qualidade de ensino e das práticas educacionais, permitindo
ReUtilizar, Rever/Aperfeiçoar, ReDistribuir, ReCombinar,
O recurso que criei já foi explorado com os meus
alunos durante esta semana e vai ser utilizado por um deles para
desenvolver a sua atividade na formação em contexto de trabalho do curso
profissional técnico de apoio à Infância.
Os Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados um pouco por todo o
mundo, por Instituições de Ensino Superior, no sentido de abrir o conhecimento
a todos que dele necessitam e, muitas vezes, desenvolvendo-se num objectivo de
nivelador social. A sua produção assume-se como um procedimento normal por
parte dos docentes visando envolver também os alunos, de forma a transformar
uma determinada realidade do processo de ensino-aprendizagem numa outra com o
objectivo da inclusão. A utilização de materiais pedagógicos digitais livres
fornece ao professor a possibilidade de adaptação desses objetos aos mais
diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades
específicas dos alunos. A adopção dos REA, intimamente associada e decorrente
do Movimento do Acesso Aberto (AA), no processo de ensino-aprendizagem permite
estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual,
potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC)
in:http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/445
http://storybird.com/books/os-sentidos/?token=4hdqn9p96s
Depois de ter dado uma vista de olhos por alguns trabalhos achei por bem fazer uma referência ao trabalho da colega Andreia Branco as imagens são muito apelativas e o conteúdo está bem elucidativo, gostei parabéns.
Comentário ao trabalho da colega
http://storybird.com/books/os-sentidos/?token=4hdqn9p96s
Depois de ter dado uma vista de olhos por alguns trabalhos achei por bem fazer uma referência ao trabalho da colega Andreia Branco as imagens são muito apelativas e o conteúdo está bem elucidativo, gostei parabéns.
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