Módulo 4


Módulo 4 - Recursos Educativos Abertos Acessíveis

Semanas 8 e 9 – de 19 maio a 1 junho

O quarto módulo tem como finalidade abordar os recursos educativos abertos, a acessibilidade dos documentos e as licenças dos produtos. Texto introdutório - ler 






“A educação é uma relação de intercâmbio em que a atitude aberta é imprescindível. Quanto mais abertos formos, melhor será a educação” (Wiley) 



Recursos Educativos Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa apresentados em formato digital, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. 

O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização potencial dos recursos publicados digitalmente. 

Recursos Educativos Abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, ou qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa suportar o acesso ao conhecimento.”
                                                          Adaptado de: Unesco/Commonwealth of Learning com colaboração da Comunidade REA - Brasil (2011)




Atividade


Utilizei o book builder criando um recurso educativo que surge no seguimento do desenvolvimento de um projeto eTwinnig que a minha turma do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Apoio à Infância está a desenvolver com parceiros do pré-escolar. 

O link;  http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92226&page=1








Reflexão

Com este módulo e depois de ter explorado alguns recursos educativos, assim como os comentários dos participantes fico entusiasmada  e com curiosidade para aprender mais. É claro que para se poder criar ou utilizar estes recursos são necessárias muitas horas despendidas para a sua elaboração e explanação no entanto é deveras importante para melhorar a qualidade de ensino e das  práticas educacionais, permitindo ReUtilizar, Rever/Aperfeiçoar, ReDistribuir, ReCombinar, 
 O recurso que criei já foi explorado com os meus alunos durante esta semana e  vai ser utilizado por um deles para desenvolver a sua atividade na formação em contexto de trabalho do curso profissional técnico de apoio à Infância.







Os Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados um pouco por todo o mundo, por Instituições de Ensino Superior, no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam e, muitas vezes, desenvolvendo-se num objectivo de nivelador social. A sua produção assume-se como um procedimento normal por parte dos docentes visando envolver também os alunos, de forma a transformar uma determinada realidade do processo de ensino-aprendizagem numa outra com o objectivo da inclusão. A utilização de materiais pedagógicos digitais livres fornece ao professor a possibilidade de adaptação desses objetos aos mais diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades específicas dos alunos. A adopção dos REA, intimamente associada e decorrente do Movimento do Acesso Aberto (AA), no processo de ensino-aprendizagem permite estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual, potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC)





in:http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/view/445

Comentário  ao trabalho da colega


http://storybird.com/books/os-sentidos/?token=4hdqn9p96s


Depois de ter dado uma vista de olhos por alguns trabalhos  achei por bem fazer uma referência ao trabalho da colega Andreia Branco  as imagens são muito apelativas e o conteúdo está bem elucidativo, gostei parabéns.

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