Avaliação

Web 2.0 é um termo popularizado a partir de 2004 pela empresa americana O'Reilly Media1 para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomiaredes sociais e Tecnologia da Informação



A frequência deste curso fez-me reflectir muito sobre as práticas pedagógicas diferenciadas que devem nortear todo o processo ensino-aprendizagem não só dos alunos com necessidades educativas especiais bem como Todos, só assim é que que teremos uma escola inclusiva. As tecnologias de apoio disponibilizadas são uma ferramenta de trabalho que contribuem para a acessibilidade de alunos com NEE, o contacto com estes novos recursos serão uma mais-valia para a minha vida profissional. No decorrer de toda a acção houve uma evolução da minha parte e considero que cumpri os seguintes requisitos:

• Criei o e-portefólio, com as reflexões e trabalhos realizados ao longo do curso, base da evidência da minha participação ativa.
• Elaborei uma das atividades alternativas propostas em cada módulo, registada no e-portefólio.
• Publiquei, pelo menos, um comentário sobre cada módulo temático, constante no e-portefólio.
• Preenchi os questionários de diagnóstico e de avaliação do curso.
• Comentei os resultados do questionário VARK, registado no e-portefólio.
• Elaborei a Reflexão final, autoavaliação do curso, constante do e-portefólio.






Refexão
Esta modalidade de formação foi para mim a primeira experiência num MOOC e foi muito importante no âmbito da formação sobre as NEE e sobre as potencialidades dos recursos educativos abertos acessíveis. Os recursos disponibilizados ao longo de todo o curso foram extremamente úteis e, muitos deles foram novidade para mim tornando-se assim mais exigentes. Os desafios foram sucedendo-se e tornavam-se cada vez mais estimulantes. Para além dos recursos a aprendizagem entre pares foi deveras importante tendo para isso contribuído a partilha das actividades realizadas e as reflexões elaboradas. O feedback que os professores formadores foram dando ao longo do curso constituiu um fator deveras importante ao nível da motivação dos formandos.

Sem comentários:

Enviar um comentário