Módulo 3



Desenho Universal da Aprendizagem

Semanas 6 e 7 – de 5 maio a 18 maio 2014Atividade



Desenho Universal para a Aprendizagem (UDL) é uma abordagem flexível para a elaboração de currículos e implementação, que oferece todos os alunos completos e igualdade de oportunidades para aprender. Com base em pesquisas sobre as diversas maneiras como as pessoas aprendem, UDL oferece passos práticos para dar a todos a chance de sucesso.
Um autor UDL sabe que cada aluno leva em informação, expressa conhecimento, e se envolve com a aprendizagem de uma forma única. O quadro UDL orienta autores para criar livros e materiais didáticos que atendam e capitalizar sobre essa diversidade desde o início. Para se familiarizar com a forma como funciona UDL, confira um dos links acima!
Fotografias de estudantes em vários ambientes de aprendizagem.

Diretrizes UDL

As Diretrizes UDL articular o leque de opções que os autores Livro construtor deve considerar ao projetar livros flexíveis e meios de comunicação que reduzem as barreiras e proporcionar apoios sólidos para todos os alunos. As Diretrizes também oferecem exemplos de aplicações práticas, de modo que eles podem ser uma grande ajuda ao criar com UDL. Como a própria UDL, essas orientações são flexíveis e devem ser misturados e combinados em sua criação livro conforme o caso. As Diretrizes UDL não são destinadas a ser uma "receita", mas um conjunto de princípios que podem ser empregadas para superar as barreiras inerentes à maioria dos livros e currículos existentes.

I. fornecer vários meios de representação

II. Fornecer vários meios de ação e de expressão

III. Fornecer vários meios de Engajamento


Para obter dicas sobre como usar as Diretrizes UDL em sua criação, consulte o Livro Builder LivroDiretrizes UDL de ELENCO - Como você pode incorporar sugestões de Diretrizes em seu Livro Builder livro! por Jenna Wasson Gravel.
As Diretrizes UDL pode ser encontrada aqui: http://www.udlcenter.org/aboutudl/udlguidelines
Certifique-se de explorar a seção de pesquisa nas Diretrizes UDL para ver como cada orientação e associado "checkpoint" são apoiados por pesquisas das áreas de educação, psicologia e neurociência cognitiva que tem sido acumulado ao longo de décadas por muitos pesquisadores diferentes em muitas universidades diferentes e laboratórios. Esta investigação pode orientar sua autoria o conteúdo do livro e do desenvolvimento de eficaz, flexível, UDL suportes para os seus leitores.





Componentes da WebQuest


Há cinco componentes na elaboração de uma WebQuest: uma introdução que deve ser apelativa, seguindo-se a explicitação das tarefas a desenvolver, noprocesso são indicadas as fases ou etapas a seguir para realizar a tarefa e os recursos ou fontes a consultar ou a analisar, na avaliação é mencionada a forma como os alunos vão ser avaliados e na conclusão são mencionadas as vantagens da realização do trabalho e o aluno deve ser desafiado para nova pesquisa.
De seguida, as componentes  vão ser caracterizadas com base na informação apresentada nos "Building blocks of a Webquest" e na "Taskonomy" de B. Dodge.

Introdução

A introdução deve ser motivadora e desafiante para os alunos, levando-os a empenharem-se na WebQuest.

A motivação deve ser temática e cognitiva. A motivação temática desperta o aluno para o assunto a abordar, enquanto que a motivação cognitiva atenta nos conhecimentos prévios do sujeito e sugere aspectos que vão ser focados.

Tarefa (s)

Explicita-se a tarefa ou tarefas a realizar. 
Pode ser responder a uma pergunta, comparar opiniões, realizar gráficos com os dados recolhidos, etc. No texto de  Dodge sobre as tarefas (taskonomy) sugere 12 tipos de tarefas:
  redigir o que se leu (contar)
 ► compilação de dados
  mistério (papel de detective)
  jornalismo (papel de reporter)
  criar um produto ou planear uma acção
  produtos criativos (criar uma história, poema, canção, um poster, uma pintura)
  criar consenso
  persuasão (ponto de vista a apresentar, por exemplo, na câmara; escrever uma carta, um editorial; fazer um poster; criar um vídeo publicitário)
  conhece-te! (reflexão sobre quem se é; objectivos a longo prazo; questões éticas e morais; como melhorar determinadas facetas; apreciar arte, etc)
  tarefas analíticas (olhar atentamente para um ou vários aspectos e identificar semelhanças e diferenças)
  Julgar/avaliar (o aluno dispõe de vários itens e tem que os ordenar ou classificar ou, ainda, escolher entre algumas opções)
  tarefas científicas (definir hipóteses, testar hipóteses; descrever os resultados e interpretá-los)
É preciso ter em atenção o nível cognitivo da tarefa: a sua exigência (dificuldade).
Bellofatto et al. (2001b), no texto “Creating A Rubric for a Given Task”, sugerem critérios para medir determinada tarefa que estão representados no quadro 1.
Se a tarefa tiver os seguintes elementos...
Então considere as seguintes dimensões:
Apresentação oral  
 Colocação da voz; 
 linguagem corporal; 
 gramática e pronúncia;    organização  
Apresentação em PowerPoint ...  
 Qualidade técnica;      estética; 
 gramática e correcção  ortográfica  
Produtos escritos
Gramática e correcção ortográfica; organização; formatação
Produtos criativos
Surpresa; 
novidade; 
qualidade técnica; 
adesão às convenções do tipo de trabalho
Colaboração
Cooperação; 
ter responsabilidade; resolver o conflito
“Design”
Solução efectiva; 
solução criativa; Justificação da solução
Persuasão
Qualidade do argumento; capacidade de atrair a audiência; 
organização e sequência
Análise (científica ou outra)
Recolha de dados e análise; 
inferências feitas
Julgamento
Adequação dos elementos considerados; 
articulação dos critérios
Compilação
Critérios de selecção; organização
Jornalismo
Exactidão; 
organização; 
integralidade
Quadro 1 – Dimensões para avaliar a tarefa segundo Bellofatto et al. (2001b)
Indicam-se as fases ou etapas a seguir e os recursos a consultar. Devem ser dadas orientações pormenorizadas (passo a passo) de como os alunos  realizam a tarefa.
No processo deve-se atentar na clareza do mesmo (as etapas estão claramente descritas), na estrutura (o processo apresenta estratégias e ferramentas para aceder e adquirir conhecimento para realizar as tarefas) e na sua riqueza (diversidade de papeis para o aluno compreender diferentes perspectivas e partilhar responsabilidade na execução das tarefas). 
Segue-se um quadro proposto por Bernie Dodge, em 1999, constituído por doze itens que tanto pode ser utilizado pelo autor da WebQuest para avaliar o processo como por um colega. O objectivo é melhorar as etapas do processo até se poder indicar "sim" em todos os itens.
itemNão?SimDimensão
1
Os papeis dos elementos do grupo estão bem definidos. Está especificado o que cada um faz e quando.
2
Os papeis são adequados à execução da tarefa.
3
A logística é clara (e.g., está especificado como os grupos serão formados)
4
Vários recursos ou fontes são identificados para que os alunos possam obter a informação necessária.
5
É proporcionada orientação para actividades em que os membros do grupo interagem ou analisam dados (ou uma fotografia, entrevistam um especialista, etc).
6
Há orientação específica em como realizar/desempenhar a tarefa (por exemplo, sugerem-se estruturas, exemplos ou modelos)
7
O Processo coincide com a descrição da Tarefa.
8
Utilize o pronome pessoal em vez da expressão "os alunos"
9
Adeque o vocabulário ao nível etário dos alunos.
10
Marcas e listas numeradas substituem longos parágrafos.
11
As hiperligações (recursos ou fontes)são disponibilizadas à medida que vão sendo necessárias
12
Quando houver muita informação para determinado papel é melhor colocá-la numa página separada.

 

Os recursos ou fontes a consultar devem estar disponíveis na Web. Mais recentemente, e em casos particulares, também podem ser dadas referências não disponíveis online, sempre que a temática o justifique.
É preciso atentar na quantidade e na qualidade dos recursos.
Cremos que um dos elementos que realmente motiva os alunos é o facto da informação estar disponível na Web!

Avaliação

Deve indicar como o desempenho dos alunos será avaliado. Referir se a avaliação é para o grupo ou se também é individual.
Convém incluir os indicadores qualitativos e quantitativos de avaliação.

Conclusão

É disponibilizado um resumo da experiência proporcionada pela WebQuest, salientando as vantagens de realizar este trabalho. 
Deve-se também despertar curiosidade para pesquisas futuras. Pode-se colocar uma pergunta, um problema para resolver, um site para explorar, entre outros.
© Ana Amélia Amorim Carvalho
http://webs.ie.uminho.pt/aac/webquest




Atividade a explorar com alunos  em Formação em Contexto de Trabalho do curso TAI


PowerPoint higiene do corpo from Isabel Ferreira  
                                                                                  Reflexão

“A educação precisa justificar-se realçando o entendimento humano” 


“Todos os indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem” 


                                                                                                                                              Gardner. 

No tempo em que fiz o ensino básico, liceal e a quando da minha formação como educadora de infância, o professor era um mero transmissor de saberes e o aluno era passivo. Ensinavam para todos da mesma forma independentemente dos seus contextos sócio económicos, das suas dificuldades e das suas competências.
Sou da opinião que no processo ensino/ aprendizagem o professor deva assumir um papel  reflexivo colaborativo orientador e sistematizador dos conhecimentos adequando as sua metolologias e gestão currícular às características individuais dos alunos.
 A apreciação feita à teoria das múltiplas inteligências é que existem talentos diferenciados para atividades específicas.
 Gardner atribui à escola duas funções essenciais: modelar papéis sociais e transmitir valores. “A missão da educação deve continuar a ser uma confrontação com a verdade, a beleza e a bondade, sem negar as facetas problemáticas dessas categorias ou as discordâncias entre diferentes culturas”, o trabalho de Gardner favorece uma visão integral de cada indivíduo e a valorização da multiplicidade e da diversidade na sala de aula.
          Para Gardner, cada indivíduo nasce com um vasto potencial de talentos ainda não moldado pela cultura, o que só começa a ocorrer por volta dos 5 anos. Segundo ele, a educação costuma errar ao não levar em conta os vários potenciais de cada um. Além disso, é comum que essas aptidões sejam sufocadas pelo hábito nivelador de grande parte das escolas. Preservá-las já seria um grande serviço ao aluno. “O escritor imita a criança que brinca: cria um mundo de fantasia que leva a sério, embora o separe da realidade”, diz Gardner.
Estando eu a leccionar um curso profissional nível III, com alunos com características e capacidades diferenciadas é verificável  teoria das múltiplas inteligências particularmente na componente prática.

A minha actividade está alojada:
 http://prezi.com/jby7bwmenklx/inteligencias-multiplas/
atividade

   Resultados que obtive no questionário VARK:

• Visual: 10
• Aural: 9
• Leitura / Gravação: 5
• Cinestésico: 9


Relativamento ao resultado do questionário VARK multimodal (VRK) learning preference.Considero-me uma pessoa que utiliza todos os canais de informação para a minha aprendizagem

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