Desenho Universal da Aprendizagem
Semanas 6 e 7 – de 5 maio a 18 maio 2014Atividade
Desenho Universal para a Aprendizagem (UDL) é uma abordagem flexível para a elaboração de currículos e implementação, que oferece todos os alunos completos e igualdade de oportunidades para aprender. Com base em pesquisas sobre as diversas maneiras como as pessoas aprendem, UDL oferece passos práticos para dar a todos a chance de sucesso.
Um autor UDL sabe que cada aluno leva em informação, expressa conhecimento, e se envolve com a aprendizagem de uma forma única. O quadro UDL orienta autores para criar livros e materiais didáticos que atendam e capitalizar sobre essa diversidade desde o início. Para se familiarizar com a forma como funciona UDL, confira um dos links acima!
Diretrizes UDL
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Se a tarefa tiver os seguintes elementos...
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Então considere as seguintes dimensões:
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Apresentação oral |
Colocação da voz;
linguagem corporal;
gramática e pronúncia; organização
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Apresentação em PowerPoint ... |
Qualidade técnica; estética;
gramática e correcção ortográfica
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Produtos escritos
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Gramática e correcção ortográfica; organização; formatação
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Produtos criativos
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Surpresa;
novidade;
qualidade técnica;
adesão às convenções do tipo de trabalho
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Colaboração
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Cooperação;
ter responsabilidade; resolver o conflito
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“Design”
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Solução efectiva;
solução criativa; Justificação da solução
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Persuasão
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Qualidade do argumento; capacidade de atrair a audiência;
organização e sequência
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Análise (científica ou outra)
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Recolha de dados e análise;
inferências feitas
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Julgamento
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Adequação dos elementos considerados;
articulação dos critérios
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Compilação |
Critérios de selecção; organização
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Jornalismo |
Exactidão;
organização;
integralidade
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Quadro 1 – Dimensões para avaliar a tarefa segundo Bellofatto et al. (2001b)
Indicam-se as fases ou etapas a seguir e os recursos a consultar. Devem ser dadas orientações pormenorizadas (passo a passo) de como os alunos realizam a tarefa.
No processo deve-se atentar na clareza do mesmo (as etapas estão claramente descritas), na estrutura (o processo apresenta estratégias e ferramentas para aceder e adquirir conhecimento para realizar as tarefas) e na sua riqueza (diversidade de papeis para o aluno compreender diferentes perspectivas e partilhar responsabilidade na execução das tarefas).
Segue-se um quadro proposto por Bernie Dodge, em 1999, constituído por doze itens que tanto pode ser utilizado pelo autor da WebQuest para avaliar o processo como por um colega. O objectivo é melhorar as etapas do processo até se poder indicar "sim" em todos os itens.
item | Não | ? | Sim | Dimensão |
1 |
Os papeis dos elementos do grupo estão bem definidos. Está especificado o que cada um faz e quando.
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2 |
Os papeis são adequados à execução da tarefa.
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3 |
A logística é clara (e.g., está especificado como os grupos serão formados)
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4 |
Vários recursos ou fontes são identificados para que os alunos possam obter a informação necessária.
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5 |
É proporcionada orientação para actividades em que os membros do grupo interagem ou analisam dados (ou uma fotografia, entrevistam um especialista, etc).
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6 |
Há orientação específica em como realizar/desempenhar a tarefa (por exemplo, sugerem-se estruturas, exemplos ou modelos)
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7 |
O Processo coincide com a descrição da Tarefa.
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8 |
Utilize o pronome pessoal em vez da expressão "os alunos"
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9 |
Adeque o vocabulário ao nível etário dos alunos.
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10 |
Marcas e listas numeradas substituem longos parágrafos.
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11 |
As hiperligações (recursos ou fontes)são disponibilizadas à medida que vão sendo necessárias
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12 |
Quando houver muita informação para determinado papel é melhor colocá-la numa página separada.
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Os recursos ou fontes a consultar devem estar disponíveis na Web. Mais recentemente, e em casos particulares, também podem ser dadas referências não disponíveis online, sempre que a temática o justifique.
É preciso atentar na quantidade e na qualidade dos recursos.
Cremos que um dos elementos que realmente motiva os alunos é o facto da informação estar disponível na Web!
Avaliação
Deve indicar como o desempenho dos alunos será avaliado. Referir se a avaliação é para o grupo ou se também é individual.
Convém incluir os indicadores qualitativos e quantitativos de avaliação.
Conclusão
É disponibilizado um resumo da experiência proporcionada pela WebQuest, salientando as vantagens de realizar este trabalho.
Deve-se também despertar curiosidade para pesquisas futuras. Pode-se colocar uma pergunta, um problema para resolver, um site para explorar, entre outros.
© Ana Amélia Amorim Carvalho
http://webs.ie.uminho.pt/aac/webquest
Atividade a explorar com alunos em Formação em Contexto de Trabalho do curso TAI
PowerPoint higiene do corpo from Isabel Ferreira
No tempo em que fiz o ensino básico, liceal e a quando da minha formação como educadora de infância, o professor era um mero transmissor de saberes e o aluno era passivo. Ensinavam para todos da mesma forma independentemente dos seus contextos sócio económicos, das suas dificuldades e das suas competências.
Sou da opinião que no processo ensino/ aprendizagem o professor deva assumir um papel reflexivo colaborativo orientador e sistematizador dos conhecimentos adequando as sua metolologias e gestão currícular às características individuais dos alunos.
A apreciação feita à teoria das múltiplas inteligências é que existem talentos diferenciados para atividades específicas.
Gardner atribui à escola duas funções essenciais: modelar papéis sociais e transmitir valores. “A missão da educação deve continuar a ser uma confrontação com a verdade, a beleza e a bondade, sem negar as facetas problemáticas dessas categorias ou as discordâncias entre diferentes culturas”, o trabalho de Gardner favorece uma visão integral de cada indivíduo e a valorização da multiplicidade e da diversidade na sala de aula.
Para Gardner, cada indivíduo nasce com um vasto potencial de talentos ainda não moldado pela cultura, o que só começa a ocorrer por volta dos 5 anos. Segundo ele, a educação costuma errar ao não levar em conta os vários potenciais de cada um. Além disso, é comum que essas aptidões sejam sufocadas pelo hábito nivelador de grande parte das escolas. Preservá-las já seria um grande serviço ao aluno. “O escritor imita a criança que brinca: cria um mundo de fantasia que leva a sério, embora o separe da realidade”, diz Gardner.
Estando eu a leccionar um curso profissional nível III, com alunos com características e capacidades diferenciadas é verificável teoria das múltiplas inteligências particularmente na componente prática.
A minha actividade está alojada:
http://prezi.com/jby7bwmenklx/inteligencias-multiplas/
atividade
• Aural: 9
• Leitura / Gravação: 5
• Cinestésico: 9
Relativamento ao resultado do questionário VARK multimodal (VRK) learning preference.Considero-me uma pessoa que utiliza todos os canais de informação para a minha aprendizagem
Reflexão
“A educação precisa
justificar-se realçando o entendimento humano”
“Todos os
indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem”
Gardner.
Sou da opinião que no processo ensino/ aprendizagem o professor deva assumir um papel reflexivo colaborativo orientador e sistematizador dos conhecimentos adequando as sua metolologias e gestão currícular às características individuais dos alunos.
A apreciação feita à teoria das múltiplas inteligências é que existem talentos diferenciados para atividades específicas.
Gardner atribui à escola duas funções essenciais: modelar papéis sociais e transmitir valores. “A missão da educação deve continuar a ser uma confrontação com a verdade, a beleza e a bondade, sem negar as facetas problemáticas dessas categorias ou as discordâncias entre diferentes culturas”, o trabalho de Gardner favorece uma visão integral de cada indivíduo e a valorização da multiplicidade e da diversidade na sala de aula.
Para Gardner, cada indivíduo nasce com um vasto potencial de talentos ainda não moldado pela cultura, o que só começa a ocorrer por volta dos 5 anos. Segundo ele, a educação costuma errar ao não levar em conta os vários potenciais de cada um. Além disso, é comum que essas aptidões sejam sufocadas pelo hábito nivelador de grande parte das escolas. Preservá-las já seria um grande serviço ao aluno. “O escritor imita a criança que brinca: cria um mundo de fantasia que leva a sério, embora o separe da realidade”, diz Gardner.
Estando eu a leccionar um curso profissional nível III, com alunos com características e capacidades diferenciadas é verificável teoria das múltiplas inteligências particularmente na componente prática.
A minha actividade está alojada:
http://prezi.com/jby7bwmenklx/inteligencias-multiplas/
atividade
Resultados que obtive no questionário VARK:
• Visual: 10• Aural: 9
• Leitura / Gravação: 5
• Cinestésico: 9
Relativamento ao resultado do questionário VARK multimodal (VRK) learning preference.Considero-me uma pessoa que utiliza todos os canais de informação para a minha aprendizagem
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