Módulo 2 "Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio"
ATIVIDADE
OBSERVAÇÃO DE UMA SESSÃO DE TERAPIA DA FALA
A utilização deste programa visa sobretudo promover o perfil de comunicação ativo que caracteriza a aluna, porém, este torna-se limitativo dado que é necessário o domínio dos gestos pelos diferentes parceiros comunicativos.Contudo, o dispositivo de Comunicação – “GoTalk”, recomendado à aluna também não é eficiente, dado que torna a interação comunicativa limitada ao vocabulário constituinte das pranchas existentes e pouco dinâmico (necessidade de alternar as pranchas para comunicar), o que não é o esperado durante a conversa.
Assim, e após a observação , reflexão e avaliação da sessão considera-se que será de extrema pertinência que a aluna seja reavaliada no sentido de se averiguar a utilização de um dispositivo móvel tipo
tablet, com um software de comunicação alternativa e
aumentativa permitindo-lhe uma maior autonomia nas interações em diferentes
contextos e com diferentes parceiros.
REFLEXÂO
Depois de navegar por algumas páginas sugeridas constatei a existência de uma panóplia de programas a serem explorados com os alunos com necessidades educativas especiais. A discussão dos participantes, as suas experiências, são também uma mais valia para o conhecimento de outros recursos utilizados. A frequência neste MOOC vem-me proporcionar um olhar diferente e uma preocupação em avaliar e refletir em conjunto com os técnicos sobre o uso adequado das tecnologias de apoio.
Em jeito de conclusão, vale sempre a pena.
O tema da terapia da fala, interessa-me porque tenho sempre alunos com necessidades especiais com deficiência na fala, daí ter escolhido o seu trabalho. Observei o vídeo e constato que os recursos utilizados não são os mais eficientes para superar as dificuldades da aluna, por conseguinte, a terapeuta, família e todas as pessoas mais próximas da menina devem procurar e testar novas metodologias e recursos humanos e materiais , sobre tecnologias de apoio que se adequam às dificuldades diagnosticadas e de modo a serem profícuas na autonomia da aprendente.
ResponderEliminarObrigada pelo comentario Graça Dias como referi a preocupaçao na avaliaçao e reflexao em conjunto com os técnicos sobre o uso adequado das tecnologias de apoio leva-nos a melhoria das praticas e por conseguinte a aluna vai ser novamente avaliada para a introduçao de outros recursos. Bem haja
Eliminar