Módulo 2

Módulo 2 "Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio"

ATIVIDADE


OBSERVAÇÃO DE  UMA SESSÃO DE TERAPIA DA FALA


A utilização do programa de linguagem Makaton possibilita uma forma de expressão eficiente para a aluna como também permite desenvolver o seu conhecimento da linguagem oral, fornecendo-lhe a estrutura interna da língua em termos de construção frásica.
 A utilização deste programa visa sobretudo promover o perfil de comunicação ativo que caracteriza a aluna, porém, este torna-se limitativo dado que é necessário o domínio dos gestos pelos diferentes parceiros comunicativos.Contudo, o dispositivo de Comunicação – “GoTalk”, recomendado à aluna também não é eficiente, dado que torna a interação comunicativa limitada ao vocabulário constituinte das pranchas existentes e pouco dinâmico (necessidade de alternar as pranchas para comunicar), o que não é o esperado durante a conversa.
Assim, e após a observação , reflexão e avaliação da sessão considera-se que será de extrema pertinência que a aluna seja reavaliada no sentido de se  averiguar  a utilização de um dispositivo móvel tipo tablet, com um  software de comunicação alternativa e aumentativa  permitindo-lhe uma maior autonomia nas interações em diferentes contextos e com diferentes parceiros.


REFLEXÂO

 Depois de navegar por  algumas páginas  sugeridas constatei  a existência de uma panóplia de programas a serem explorados com os alunos com necessidades educativas especiais. A discussão dos participantes,  as suas experiências, são também uma mais valia para o conhecimento  de outros  recursos utilizados. A frequência neste MOOC vem-me proporcionar um olhar diferente e uma preocupação em avaliar e refletir em conjunto com os técnicos sobre o uso adequado das tecnologias de apoio.
Em  jeito de conclusão, vale sempre a pena.

2 comentários:

  1. O tema da terapia da fala, interessa-me porque tenho sempre alunos com necessidades especiais com deficiência na fala, daí ter escolhido o seu trabalho. Observei o vídeo e constato que os recursos utilizados não são os mais eficientes para superar as dificuldades da aluna, por conseguinte, a terapeuta, família e todas as pessoas mais próximas da menina devem procurar e testar novas metodologias e recursos humanos e materiais , sobre tecnologias de apoio que se adequam às dificuldades diagnosticadas e de modo a serem profícuas na autonomia da aprendente.

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    1. Obrigada pelo comentario Graça Dias como referi a preocupaçao na avaliaçao e reflexao em conjunto com os técnicos sobre o uso adequado das tecnologias de apoio leva-nos a melhoria das praticas e por conseguinte a aluna vai ser novamente avaliada para a introduçao de outros recursos. Bem haja

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